segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

PORTUGAL NA UNESCO

A pérola do Atlântico - Ilha da Madeira

Aldeia de MONSANTO

Idanha a Velha

Visit Portugal - Relax in the Ria Formosa

Visit Portugal - A trip into the world of faith and legends

The Wonders of Portugal

Castelos de Portugal

GERÊS - Natureza

Palácio da Pena - Sintra - Portugal

Aldeia Povoa Dão - Turismo de Aldeia - Turismo Rural Viseu

domingo, 27 de fevereiro de 2011

PRESENTE - PASSADO - FUTURO

Um País que tem…
Cutileiro, Paula Rego, Siza Vieira, Lobo Antunes, Lídia Jorge, Mourinho, Eusébio e Ronaldo, Rosa Mota e tantos outros...
e já teve…
D. Afonso Henriques, Marquês de Pombal, D. João II, D. Dinis, Ribeiro Sanches, Pedro Nunes, Gago Coutinho e Sacadura Cabral, Infante D. Henrique, Vasco da Gama, Afonso de Albuquerque, Fernão de Magalhães, Pedro Álvares Cabral, Camões, Fernando Pessoa, Camilo, Eça, Almeida Garrett, Saramago, Amália, Aristides de Sousa Mendes, Agostinho da Silva, Grão Vasco e tantos outros...
pode ter medo do futuro?!...


sábado, 26 de fevereiro de 2011

Quatro dos 11 prémios anuais para produtos portugueses



Produtores de azeite portugueses premiados em concurso internacional

É uma pena que a maioria das notícias que nos apresentam no dia-a-dia tenha uma carga negativa tão grande e que nos faça arruinar a auto - estima! Há tanta notícia a divulgar em sentido contrário!... Reafirmo que não há aqui pretensões a que sejamos melhores que os outros povos. Mas somos, também, um povo com muitas qualidades, tal como os outros povos desta Aldeia Global em que nos transformámos. Não podemos partir para a luta já derrotados pela nossa auto - estima. Temos que partir em pé de igualdade com todos os outros e lutar pelos objectivos, com lealdade, empenho, segurança... Depois, assumir as vitórias como pontos de partida para novos objectivos. E assumir as derrotas não como fatalidades e distribuição de culpas "pelos árbitros", mas como incentivo  a uma reflexão séria das causas, a mais esforço e a mais qualidade global para a próxima vez! "Só assim vamos lá!" 

Alunos portugueses premiados nas olimpíadas de Física

Olimpíadas de Física

Oito jovens cientistas portugueses premiados

Investigação em áreas que vão da Matemática, Física e Química, às Ciências da Terra e do Espaço

Arquitectos portugueses premiados no exterior

Projectos de intervenção urbana

Professores portugueses premiados nos eLearning Awards 2010


Entre os premiados da edição eLearning Awards 2010, encontram-se dois projectos portugueses.
João Paulo Vieira, professor na Escola Secundária D. Maria II em Braga, ficou entre 10 primeiros lugares, tendo recebido um prémio na categoria "SMART gold award for mathematics, science and technology" com o projecto "Astrofísica experimental na área da Fotometria - Detecção de Planetas Extrasolares, disponível em http://exoplanetas.dmaria.pt/
Foi também distinguido na lista dos 50 eLearning Awards, o projecto "Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em Educação Física" de Carlos Alberto Moreira, da Escola Secundária c/ 3º Ciclo Joaquim de Araújo em Penafiel, que podemos conhecer em http://esjaraujo.wordpress.com/

Oito empresas portuguesas premiadas pela aposta no Reino Unido



Objectivo:


Levar empresas portuguesas a investir ou a reforçar os seus investimentos no Reino Unido em áreas com uma forte componente de inovação.


Em 2009 - houve oito projectos capazes de encaixar nos padrões exigidos.

Os oito, que integram um universo que junta gigantes como a EDP mas também uma pequena empresa que comercializa vinho e azeite portugueses, foram distinguidos com os "Business Awards" que, pela terceira vez, serão entregues pela Embaixada britânica em Lisboa.
Alex Ellis, embaixador, congratula-se com os resultados. Porque são provado "empenhamento" da sua equipa em servir de facilitadores de negócios entre os dois países. E porque são também reflexo de que, em terras de Sua Majestade, há tradições que resistem nas mais severas intempéries da conjuntura. O Reino Unido continua a ser "um excelente destino para se investir" e um "bom trampolim" para mercados maiores, como o norte-americano, quando as empresas ensaiam os primeiros passos na internacionalização. 
A libra caiu, o que "também ajudou".

Na categoria "Internacionalização", figuram cinco empresas:
- a eléctrica liderada por António Mexia, na sequência da construção de um conjunto de parques eólicos no Mar do Norte;
- o Grupo Pestana, que inaugurou o primeiro hotel em Londres, o "Pestana Chelsea Bridge";
- a VisionBox, que esteve envolvida na instalação de sistemas de segurança biométricos em aeroportos britânicos;
- a SpringLoft (novas ferramentas de marketing), a LusoWest (comércio de produtos alimentares portugueses) e a Efaflu, que adquiriu uma empresa britânica de motores eléctricos.

Na categoria "Expansão de Negócios", encontram-se:
- a Alert Life Sciences, dedicada ao desenvolvimento e implementação do software clínico;
- a Quidgest, que desenvolve sistemas de informação de gestão, com soluções quer para empresas quer para a administração pública.

O galardão de "Investidor Especial" foi atribuído à SONAE, que está há meio século no Reino Unido e continua a apostar neste mercado.

Fonte: Jornal de Negócios - 2010

EDP Renováveis - BA Vidro - Galp Energia - distinguidas em Espanha

As três empresas foram galardoadas com os “Prémios Excelência” atribuídos desde este ano pelo Círculo de Empresários e Gestores Espanhóis e Portugueses (CEGEP), que reconhece o trabalho das empresas de capital português em Espanha.

Para a selecção das três premiadas foram tidos em conta os seguintes critérios:
- o valor acrescentado das suas actividades;
- a rentabilidade do capital investido;
- a sua produtividade;
- a criação de emprego;
- a autonomia financeira;
- a evolução do volume de negócios.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Empresa premiada

Europe’s 500

Sodicel - prémio

Mais um caso de sucesso empresarial, reconhecido internacionalmente.
Começo a ficar impressionado com a quantidade de informação para posts relativos a sucesso de pessoas e empresas Portuguesas. Temos, de facto, gente muito empreendedora e capaz, que merece todo o nosso respeito e admiração. Era bom que os nossos noticiários tivessem mais destas notícias, até para incentivo a todos nós. Os bons exemplos e boas práticas devem ser seguidos/as. Temos uma imagem demasiado negativa de nós próprios, cultivada ao longo de séculos, que importa inverter totalmente. Este espaço de divulgação é, também, uma tentativa de contribuir para a mudança. Não temos que ser mais nem menos que os outros. Temos que ser nós próprios, reconhecendo erros, seguramente, mas enaltecendo também tudo quanto de bom fazemos. E, ao contrário do que sugere uma análise superficial, há muito para nos orgulharmos.

Prémio de Excelência da Música para Cinema - NUNO MALÓ

Mais um Português de Excelência premiado "lá fora"!
Nuno Maló, compositor Português, foi o vencedor dos Prémios de Excelência da Música para Cinema na categoria de Compositor Revelação do Ano, com a banda musical de Amália - filme.

 Foi a 7ª edição dos prémios da International Film Music Critics Association (IFMCA). Nuno Maló foi o escolhido por ser um "talento musical mundial".

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Quadro Interactivo Clasus

Empresário português revoluciona indústria eólica

Os três melhores hostels do mundo estão em Lisboa

Tecnologia portuguesa: Inovação e comodidade

Grandes descobertas tecnológicas de Portugal

Exportações de tecnologia disparam

Tecnologias pioneiras made in Portugal

Educação Física

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Maravilhas Naturais de Portugal

Portugal - Dulce Pontes

PENICHE: BERLENGA LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

Porto Santo

Açores- Terra das Mil Cores

Açores -NORDESTE

Ilha da Madeira - Parte 2

Ilha da Madeira

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Portuguese - Portugal Tourism Promotion Video

Algarve

Algarve - Europe's most famous secret

Parque Nacional Peneda Gerês

Piodão - A aldeia de xisto

Solares de Portugal

Solares de Portugal - Turismo de Habitação

Turismo de Portugal

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Menino espanhol que recebeu multitransplante saiu dos cuidados intensivos

"O transplante foi possível graças a uma doação proveniente de Portugal.

Para o menino de Arkotxa (Zaratamo, no País Basco), o desafio é agora adaptar o organismo aos novos órgãos - duodeno, intestino, pâncreas, fígado e estômago - doados por uma família portuguesa que perdeu o filho.
Este foi o 21.º transplante multivisceral realizado em Espanha. É um procedimento "muito raro" que ocorre entre 50 a cem vezes por ano em todo o mundo.

O coordenador de transplantes do hospital La Paz, Santiago Yus, adiantou que as doações infantis não são comuns, havendo por ano cerca de 30. Actualmente há 27 crianças à espera de um transplante no hospital La Paz, sendo que cinco delas necessitam de um transplante multivisceral."
Fonte - Jornal "Público" 15-02-2011

Foi a cooperação europeia a nível de transplantação que "permitiu este milagre", disse à agência Lusa a coordenadora nacional das unidades de colheita da Autoridade para os Serviços de Sangue e da Transplantação (ASST), Maria João Aguiar.
Estas operações "tão raras e tão difíceis são ocasiões únicas e ficamos todos muito orgulhosos de Portugal ser tão bom em doação que consegue, a nível da Europa, ser um veículo destes milagres de transplantação", frisou. Por outro lado, acrescentou, foi a "melhor maneira de honrar a doação desta família portuguesa".
Fonte - "Expresso" 31-10-2010

Não é o facto de ser uma família portuguesa que mais importa, embora a "nossa" generosidade esteja patente em múltiplas acções ao longo dos tempos, especialmente os mais difíceis. Esta família, que perdeu o filho e fez a doação, independentemente do que possa vir a acontecer, merece todos os elogios. E é mais um grande exemplo de solidariedade e promoção da VIDA a todo o custo, que a todos deve servir de referência.

Human Planet - BBC


Seres Humanos - Adaptação ao planeta em que vivemos. ESPECTACULAR!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Portugueses criam software informático

Portugueses criam software informático capaz de reduzir anualmente cinco milhões de toneladas de CO214.02.2011
Lusa

Dois investigadores portugueses desenvolveram um software que reduz drasticamente o consumo de energia eléctrica dos computadores. Se fosse aplicado à escala mundial evitaria anualmente a emissão de cinco milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera.
A descoberta, a que os investigadores Carlos Reis e Jorge Pacheco deram o nome de “SPIRIT”, tem como objectivo reduzir o consumo de energia eléctrica e as emissões de CO2 (dióxido de carbono) associadas a este consumo por “infra-estruturas de computação de média e grande escala”. Por isso mesmo, não se aplica a utilizadores domésticos, com computadores isolados, disse à Lusa Carlos Reis.

As chamadas “infra-estruturas de computação de grande escala” são instalações de tipo industrial espalhadas pelo mundo, ao serviço de grandes empresas como a Google, a Microsoft e o Facebook.

Neste tipo de empresas ou entidades, os diferentes computadores, que podem ir de algumas centenas até às dezenas de milhar, estão ligados entre si através de uma rede de comunicação privada, uma intra-net. As placas de rede destes computadores possuem uma funcionalidade que permite aos computadores que estão num estado dormente, “acordar” quando recebem pela rede o sinal apropriado, explicou o investigador.

“O SPIRIT é um software que é executado no computador-mãe desta rede. A sua função é apenas decidir sobre o estado de vigília de todos os computadores. Se um computador está desligado e precisa de ser ligado então o SPIRIT envia pela rede o sinal apropriado e acorda-o. Por oposição se está ligado e não é preciso, o SPIRIT desliga-o”, especificou Carlos Reis.

Em termos de benefícios, podem ser apontados os de ordem económica, como a redução do consumo de electricidade e, consequentemente, do custo de operação destas infra-estruturas, e os ambientais. Sobre estes, Carlos Reis refere testes feitos durante um ano na Universidade de Lisboa com apenas 200 processadores e em que foi conseguida uma redução no consumo de electricidade equivalente a uma redução de emissões de cinco toneladas de CO2. A partir daqui os investigadores calcularam a poupança energética e ambiental possível a nível mundial com a utilização deste software.

Actualmente, as infra-estruturas de computação de média e grande escala são responsáveis por um por cento de todas as emissões de CO2, metade das emissões de toda a indústria de aviação, referiu o investigador, salientando porém que “este número está a crescer a 16 por cento ao ano”.

O software encontra-se disponível gratuitamente em http://www.ciul.ul.pt/~ATP/SPIRIT/.
.............................
As infra-estruturas de computação de média e grande escala são responsáveis por um por cento das emissões de CO2

Fonte - Jornal "Público", 14 Fev 2011

sábado, 12 de fevereiro de 2011

A indiferença mata!


Sim, é um caso especialíssimo! Não podemos generalizar. Mas temos que reconhecer que algo está mal quando alguém pode estar morto em casa, durante 9 anos (!!!!!!!!!) e, apesar de múltiplos avisos de vizinhos e família, o País que somos não consegue resolver a situação. Bem pelo contrário. Consegue, através do fisco, leiloar a casa e entregá-la a um novo dono, para este quase morra de susto. Conseguem imaginar-se a entrar naquela casa, acabadinha de comprar, sabe-se lá com quantos sonhos, para dar de caras com aquela cena macabra?!... Talvez tenhamos que voltar a saber um pouco mais da vida dos que nos rodeiam, conviver, partilhar... para que estas coisas não possam acontecer. Neste caso concreto, penso estarmos todos de acordo: a Indiferença mata! Acabemos com ela. E saibamos reformular as instituições, de forma a torná-las mais positivas, mais solidárias, mais perto das pessoas, mais HUMANAS! Mais do que lamentar, temos, todos, a obrigação de contribuir para que não volte a acontecer.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Apenas omissões ou estratégias?...

No meio da crise sócio/económica e do cinzentismo emocional instalado no país há vários meses, eis que o relatório PISA trouxe algumas boas evidências para Portugal.

E a melhor de todas, a que considero verdadeiramente paradigmática, foi omitida pela maioria dos órgãos de comunicação social: Mais de 90% dos alunos portugueses afirmaram ter uma imagem positiva dos seus
professores!

O relatório conclui que os professores portugueses são os que têm a imagem mais positiva de entre os docentes dos 33 países da OCDE, tendo em 2006 aumentado 10 pontos percentuais.

O mesmo relatório conclui que os professores portugueses estão sempre disponíveis para as ajudas extras aos alunos e que mantêm com eles um excelente relacionamento.
Estas evidências são altamente abonatórias para os professores portugueses e deveriam ter sido amplamente divulgadas pelos órgãos de comunicação social ( e pelos habituais "fazedores de opinião" luxuosamente remunerados que escrevem para os jornais ou são comentadores na rádio e na televisão) que ostensivamente consideram que os professores do ensino básico e secundário são uma classe pouco profissional, com imensos privilégios e luxuosas remunerações...
Uma classe profissional que deveria ser acarinhada e apoiada por todos, que deveria ter direito às melhores condições de trabalho (salas de aula, equipamento, formação, etc.) e que tem sido maltratada pelo poder político e por todos aqueles que tinham o dever de estar suficientemente informados para poder produzir uma opinião isenta para os demais membros da comunidade.
Ao conjunto destas evidências acresce outra, onde o papel do professor é determinante: a inclusão.

O relatório revela-nos que Portugal é o sexto pais da OCDE cujo sistema educativo melhor compensa as assimetrias sócio/económicas! E ainda refere que o nosso país tem a maior percentagem de alunos
carenciados com excelentes níveis de desempenho em leitura. Nada acontece por acaso! Os professores portugueses são excelentes profissionais, pessoas que se dedicam de corpo e alma aos seus alunos, mesmo quando são vilipendiados e ofendidos por membros de classes profissionais tão corporativistas ou mais que a dos professores!
Como diz a quase totalidade dos alunos, os professores são excelentes pessoas que estão sempre disponíveis para ajudar os seus alunos. Esta é que é a realidade dos professores das escolas do ensino básico e secundário! Obviamente que, como em todas as demais classes profissionais, haverá excepções à regra, aqueles que não cumprem, não assumem as suas responsabilidades, não justificam o ordenado que
recebem. Mas, assim como uma andorinha não faz a primavera, também uma ovelha negra não estraga um rebanho.
Pergunto: porque se escondem os arautos da desgraça, detentores da verdade absoluta, que estão sempre na linha da frente para achincalhar os professores do ensino básico e secundário? Estranha-se o silêncio.

Margarida Rufino in Jornal de Cascais