As revelações do Dr Mário Soares apenas confirmam o que todos desconfiavam em relação a José Sócrates e ao pedido de ajuda externa.
Ainda bem que subsistem pessoas de bom senso no PS, caso contrário... onde estaríamos agora?... O que não deixa de me fascinar nestas coisas é como podem pessoas inteligentes ser tão manietadas, ao ponto de defenderem até às últimas um líder que, como era evidente, perdera já toda a razão!
Quando deixamos de ter como prioridade máxima o "bem comum" ou deixamos de ter capacidade para ver o caminho rumo a esse destino, deixamos de ser líderes e passamos a chamar-nos outras coisas menos agradáveis. Mário Soares, apesar da idade, mantém as características essenciais de liderança. Outros que se lhe seguiram, apenas compareceram à aula de apresentação do curso. Conheceram o Mestre, viram as instalações por dentro, receberam os objetivos e a lista de conteúdos, mas não responderam à chamada de um Povo que tanto deles precisava. Incapazes de ver o grande-grupo e as suas aspirações, ficaram-se pelo grupinho, pela superficialidade de quem não vai às aulas, não estuda, não compreende e, apesar dos avisos e alertas, não reconhece as evidências, a competência e não aplica conhecimentos, pois os desconhece.
Há múltiplos exemplos de "iluminados" que, ao longo da História, desbarataram o que outros tanto tempo levaram a construir. E, claro, esses iluminismos bacocos custam décadas de desenvolvimento e atrasos dificilmente recuperáveis. Por essas e outras estamos de novo em recessão, digo... depressão coletiva.
O que mais me arrepia?... Apesar das confissões de Mário Soares, das evidências, das incompetências, dos custos coletivos, a memória ser curta ao ponto de que haja quem queira o regresso de "D. Sebastião"!
Tudo bem. E achas que estes são melhores? Que estão a fazer melhor? E não me venham com a falácia de que eles estão a fazer o que é preciso e o que tem de ser feito. (Talvez me engane, mas todos os que crêem que assim é e porque foi, hão de morder a língua...)
ResponderEliminarBeijinho.