Ouvi, logo pela manhã, alguém dizer algumas verdades que fazem todo o sentido para o nosso futuro, às quais arrisquei acrescentar mais algumas, a saber:
1. Temos que começar a produzir mais do que gastamos.
2. Temos que ser exigentes connosco e só depois com os outros, numa cultura de exemplo.
3. Temos que "deixar de culpar o árbitro" (o outro, eles...) e passarmos a intervir mais nos nossos destinos, com todos os contributos positivos que estiverem ao nosso alcance.
4. Temos que acabar com aquela máxima de que o Estado paga, sabendo que o Estado somos todos nós e que o que gastamos no item X ou Y, vai faltar no item W ou Z, pelo que "NÓS" temos que estabelecer prioridades e fazê-las respeitar.
5. Temos de acabar de vez com a cultura do "Chico Esperto", que nos leva à ruína.
6. Temos que começar a ver a areia mais como um material de construção e menos como grãos isolados que vamos colocando sistematicamente nas engrenagens, assobiando para o lado.
7. Temos que prometer o que pudermos realizar e realizar o que efectivamente prometemos, numa cultura de Verdade, em que todos os vendedores de falsos sonhos sejam penalizados.
8. Embora nunca desistindo dos sonhos, pois isso é contrário à Natureza Humana, temos que ser realistas e aprender a construir os grandes sonhos passo a passo, com segurança, rumo aos grandes objectivos.
9. Por muito que nos custe, a Vida é feita de riscos, de assumir compromissos e nem sempre o politicamente correcto é a melhor solução, embora seja quase sempre a opção mais fácil.
10. Só seremos Seres Humanos dignos se soubermos deixar às gerações futuras mais do que recebemos, se as ensinarmos a pescar em vez de lhes darmos sistematicamente o peixe, se as prepararmos com conhecimentos e princípios, através dos quais consigam, também elas, poder dar mais do que recebem.
11. Outras sugestões?...
Sem comentários:
Enviar um comentário