sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Contextualizar ou descontextualizar... nem sempre é muito importante!

Há dias, em França, o nosso ex- PM terá dito que "pagar a dívida era uma ideia de criança". Logo houve todo o tipo de aproveitamentos, tendo o próprio vindo esclarecer que o que quisera dizer era que... e que... no fundo, tinham descontextualizado as suas afirmações.


Há dias, Pedro Nuno Santos, Presidente do PS Aveiro, terá afirmado que "estou-me marimbando para os nossos credores" e "nós temos uma bomba atómica que nós podemos usar na cara dos alemães e dos franceses e essa bomba atómica é, simplesmente, não pagamos".
Pouco depois, o próprio Pedro Nuno Santos veio esclarecer o que considera ser uma má interpretação de uma ideia, que foi “retirada do contexto”...


Há, de facto, esta mania de retirar os assuntos e/ou frases do contexto, alguma vezes com implicações na essência dos assuntos, diria!

Quando, hoje, vi no Expresso esta "notícia", não resisti a voltar à questão do contexto, por tantos considerado como essencial, apenas para dar testemunho de que, em certos casos, o contexto não estraga muito o essencial. De facto, a qualidade do conteúdo, para quem seja apreciador, vai muito para além do contexto. Diria mesmo que o contexto, para a maioria, nem existe! Ora vejam:

Sem contexto:
 Com contexto:

Interessa alguma coisa que a cena se passa na estação de TV 'Nederland 2' ?!...
Em que é que a "verdade" pode ter ficado prejudicada por falta de contexto, na imagem 1?
Não me venham, por isso, com muitas desculpas de contexto.  As palavras e as imagens falam por si!

(Não me levem a mal a brincadeira! Foi um daqueles impulsos...)

1 comentário:

  1. Bom... como se pode ver nas imagens, há contextos e contextos...

    You naughty boy!

    ResponderEliminar